© 2017 por IPT Engenharia.

Sia Quadra 4C - Edifício Sia Center I Subsolo-5 - Brasília - DF

ATERRAMENTO E ESTRATIFICACÃO DE SOLO

Para projetar e instalar um bom sistema de aterramento, deve-se antes analisar o solo e determinar sua resistividade elétrica.

Em geral, o solo é constituído por diversas camadas, cada uma apresentando um certo valor de resistividade e espessura própria. Com o uso de equipamento adequado, devidamente calibrado, e softwares específicos de engenharia, é possível se obter os valores de resistividade em função da profundidade de um terreno.

Diante dos dados da estratificação, projeta-se o tipo de malha de aterramento, para que, quando instalada, o valor da resistência elétrica da malha seja previamente conhecido.

Em solos com a resistividade muito alta são utilizados produtos químicos específicos, para que essa resistência possa diminuir consideravelmente e, assim, construir um aterramento devidamente seguro para pessoas e equipamentos.

Contamos com engenheiros eletricistas especializados na área de aterramento, além de softwares de engenharia específicos para estratificação de solos em multicamadas e equipamentos calibrados, para que o sistema de aterramento fique o melhor possível.

1/5
ipt-logo