ATERRAMENTO E ESTRATIFICACÃO DE SOLO
Para projetar e instalar um bom sistema de aterramento, deve-se antes analisar o solo e determinar sua resistividade elétrica.
Em geral, o solo é constituído por diversas camadas, cada uma apresentando um certo valor de resistividade e espessura própria. Com o uso de equipamento adequado, devidamente calibrado, e softwares específicos de engenharia, é possível se obter os valores de resistividade em função da profundidade de um terreno.
Diante dos dados da estratificação, projeta-se o tipo de malha de aterramento, para que, quando instalada, o valor da resistência elétrica da malha seja previamente conhecido.
Em solos com a resistividade muito alta são utilizados produtos químicos específicos, para que essa resistência possa diminuir consideravelmente e, assim, construir um aterramento devidamente seguro para pessoas e equipamentos.
Contamos com engenheiros eletricistas especializados na área de aterramento, além de softwares de engenharia específicos para estratificação de solos em multicamadas e equipamentos calibrados, para que o sistema de aterramento fique o melhor possível.

IPT Engenharia Ilustração da visão de solo multicamadas

IPT Engenharia Indicação da resistividade do solo em função da profundidade.

IPT Engenharia Método de medição de aterramento

IPT Engenharia Ilustração da visão de solo multicamadas