Banco de Capacitores

A concessionária de energia é responsável por fornecer energia elétrica que alimenta os mais variados tipos de cargas conectadas em um sistema elétrico.

Dependendo do tipo de carga conectada, é exigida da rede elétrica potência ativa e reativa.

 

A potência ativa é a que de fato realiza trabalho útil, como em resistências elétricas. Já a potência reativa não realiza trabalho efetivo, no entanto, é necessária para que equipamentos como motores e transformadores funcionem corretamente.

Na utilização de muitos equipamentos que demandam potência reativa, tem-se um baixo fator de potência na instalação.

O fator de potência mínimo normatizado para todo consumidor deve ser 0,92 indutivo ou capacitivo e quando se tem um valor abaixo deste, ocasiona-se ao consumidor uma cobrança adicional chamada de EREX (Energia Reativa EXcedente), onde o cliente está consumindo mais energia reativa que poderia.

Para aumentar o fator de potência e reduzir o consumo de energia reativa da concessionária, são instalados bancos de capacitores, onde estes passam a fornecer parte da energia reativa necessária para a operação do consumidor. 

A IPT Engenharia atua na instalação, manutenção e comissionamento de Banco de capacitores. Nossos engenheiros realizam a análise das instalações do consumidor para determinar tanto o tipo de banco a ser instalado, quanto a potência reativa necessária para que o cliente não receba multas em sua operação.

Clique abaixo e deixe-nos ajudar a eliminar a cobrança de energia reativa de sua conta de energia.

© 2021 por IPT Engenharia.

Sia Quadra 4C - Edifício Sia Center I - Subsolo-5 - Brasília - DF

ipt-logo