Banco de Capacitores
A concessionária de energia é responsável por fornecer energia elétrica que alimenta os mais variados tipos de cargas conectadas em um sistema elétrico.
Dependendo do tipo de carga conectada, é exigida da rede elétrica potência ativa e reativa.
A potência ativa é a que de fato realiza trabalho útil, como em resistências elétricas. Já a potência reativa não realiza trabalho efetivo, no entanto, é necessária para que equipamentos como motores e transformadores funcionem corretamente.
Na utilização de muitos equipamentos que demandam potência reativa, tem-se um baixo fator de potência na instalação.
O fator de potência mínimo normatizado para todo consumidor deve ser 0,92 indutivo ou capacitivo e quando se tem um valor abaixo deste, ocasiona-se ao consumidor uma cobrança adicional chamada de EREX (Energia Reativa EXcedente), onde o cliente está consumindo mais energia reativa que poderia.
Para aumentar o fator de potência e reduzir o consumo de energia reativa da concessionária, são instalados bancos de capacitores, onde estes passam a fornecer parte da energia reativa necessária para a operação do consumidor.
A IPT Engenharia atua na instalação, manutenção e comissionamento de Banco de capacitores. Nossos engenheiros realizam a análise das instalações do consumidor para determinar tanto o tipo de banco a ser instalado, quanto a potência reativa necessária para que o cliente não receba multas em sua operação.
Clique abaixo e deixe-nos ajudar a eliminar a cobrança de energia reativa de sua conta de energia.

Preparação de transformador de corrente para ajuste automático do banco de capacitor.

Instalação de controladora automática para seleção de banco de capacitor

Controladora automática para banco de capacitor em teste de instalação.

Preparação de transformador de corrente para ajuste automático do banco de capacitor.
