top of page
Posts Em Destaque

BLOG

SPDA Interno nos Apartamentos

O SPDA Externo, sistema de proteção contra descargas atmosféricas tem como principal objetivo a proteção da estrutura predial e das pessoas que possam estar ao seu alcance, conforme a análise projeto.

A Norma 5419/2015 aborda a importância da proteção interna da edificação. Motivando a proteção de surtos provenientes de descargas elétricas "raio" e surtos de tensão que se infiltram pela rede elétrica quando de queda da rede elétrica ou manobras das fornecedoras de energia.

Exemplo de surto de tensão, este pico pode chegar a mais de 1000 Vac, podendo causar danos irreparáveis nos equipamentos eletro-eletrônicos.

Como então devemos proteger as pessoas e os equipamentos quanto a estes riscos?

Instalado dispositivos de proteção DPS "dispositivos de proteção contra surtos elétricos".

DPS Classes I+II ou II

 

Outro ponto com um grau de importância ainda maior são dos Dispositivos "DR", estes protegem as pessoas e animais quando da ocorrem de choque elétrico direto e indireto.

Contato direto: falha de isolação ou remoção das partes isolantes, com toque acidental da pessoa em parte energizada (fase/ terra-PE).

Contato indireto: através do contato da pessoa com a parte metálica (carcaça do aparelho), que estará energizada por falha de isolação, com interrupção ou inexistência do condutor de proteção (terra- PE)

No vídeo que apresentamos abaixo demonstramos como é realizada a instalação destes dois dispositivos de segurança.

By: IPT Engenharia (Maio de 2018)

.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page